sábado, 15 de janeiro de 2011

Rumo à extinção!



O declínio da reserva de peixes já foi muitas vezes anunciado e, por isso, outros animais marinhos sofrem a pressão dessa pesca desregrada. Dentre eles, o tubarão está na lista dos animais marinhos usados para o consumo.
Estima-se que cerca de 50 a 100 milhões de tubarões são capturados por ano em todo o mundo.
Se verificarmos porém, o tempo de maturidade sexual do tubarão -cerca de 15 a 20 anos- associado a quantidade capturada, podemos notar que estamos andando pelo caminho cujo objetivo é a extinção de muitas espécies.

E, para quem pensa que esse colapso rumo a extinção de tubarões está longe de acontecer, o site do instituto PROTUBA informou dados impressionantes,
"Nas duas últimas décadas, as populações de algumas espécies pescadas em todos os oceanos já foram reduzidas em até 89%, beirando o colapso. Das 88 espécies de tubarões ocorrentes em nosso litoral, 33 estão em uma das três listas de espécies ameaçadas de extinção. Ou seja já são 37,5% de espécies ameaçadas. Isso nos dá a exata dimensão do problema que estamos enfrentando."
E segundo reportagem do jornal Daily Mail a população de tubarões cabeça-de-martelo já sofreu uma redução de 98% de suas espécies! 
Ficou evidente que as medidas a serem tomadas para a preservação dos tubarões devem ser drásticas e tornam-se ainda mais difíceis quando trata-se de um vilão do mar, imagem que precisa ser desmistificada o quanto antes.


Encerremos este artigo com esta foto cruel da caça de tubarões no japão.



O blog Ambiente Maior apoia o fim das caças aos tubarões!
Apoie também!
 Acesse o site do Instituto Aqualung e conheça mais o projeto PROTUBA.
Divulgue!
Juntos somos mais!

Mais informções podem ser achadas no artigo "A pesca de tubarões do Rio"

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aqueles retardados, vagabundos q ficam matando tubaroes para vender as barbatanas dos coitadinhos

    ResponderExcluir
  3. A não poupe-me sou totalmente a favor do PROTUBA, as pessoas dizem que o tubarão é ruim só serve pra matar, mas ele não tem nada disso ele é muito dócil só mata pra se alimentar, diferente dos humanos que só matam por ganância.

    ResponderExcluir