quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Desmistificando os tubarões



Quando trata-se de desmistifcar os tubarões, nada melhor que falar de Michael Rutzen, o "Sharkman".

Michael tem como objetivo provar que os tubarões não são máquinas assassinas e que podemos (sim!) interagir com eles.

Para provar isso, Michael visitou nas Bahamas especialistas em imobilidade tônica. Para quem não conhece, essa técnica permite que os tubarões entrem em estado hipnótico, ficando totalmente anestesiados e relaxados.

Ele conheceu duas técnicas diferentes.
A primeira, consiste em colocar o animal de barriga para cima, o que, porém, é inviável para animais grandes.
A segunda técnica consiste em acariciar o fucinho do tubarão continuamente.

Michael conseguiu juntar as duas técnicas e teve como resultado esta linda imagem.
E ainda melhor que isso, ficou provado que os tubarões gostavam de entrar neste estado de hipnose, pois houve grande concorrência entre eles para receber o tal carinho no fucinho!

Tubarão em estado de imobilidade tônica

A mesma técnica foi usada por ele em um tubarão tigre que, surpreendentemente, ficou em tamaho estado de suspensão que afundou por cerca de 15 metros.


Ainda mais curioso, Michael tentou a técnica com tubarões brancos, sua espécie preferida. Infelizmente, o apresentador não conseguiu aplicar a imobilidade tônica, mas interagiu de tamanha forma com esses gigantes a ponto de encontrar uma fêmea de 5 metros tão participativa que permitiu que Michael nadasse apoiado em sua barbatana por 1 minuto!

Michael Rutzen não foi pioneiro nessa técnica, mas foi o primeiro a provar para o mundo que os tubarões podem ser amáveis apesar dos incidentes que acontecem eventualmente quando nós, humanos, estamos em seu habitat.
O vídeo abaixo é emocionante e mostra como Michael usa a técnica de imobilidade tônica.
Como disse o apresentador, não podemos sentir o que ele sentiu na hora, mas podemos ter uma idéia deste sentimento inexplicável!
Confira e apaixone-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário