sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O sistema natureza


Com tantas tragédias imensuráveis neste mês, temos lido muitos artigos sobre as tais catástrofes. Muitas das explicações definem o acontecimento como a revolta ou vingança da natureza.
Nós do blog Ambiente Maior queremos provar o contrário,afinal, se a natureza tivesse sentimentos de ódio como nós, ela seria imperfeita.

Neste mês, o Rio de Janeiro foi marcado por muitas mortes e, muitas destas, consequências de ocupações indevidas.
Podemos definir essas ocupações como incorretas porque muitas cidades como Petrópolis e Terosópolis ficavam no meio de vales. Estes, por serem mais inclinados, formam bolsões de água no solo quando há grande volume de chuva. A água não tem para onde escoar, afinal o rio está cheio, e quando o bolsão de água estoura, há formação de um onda ou tromba d'água. Essa enxurrada é tão forte que pode chegar a formar metros de altura e carrega junto de si muito lama.

Em contrapartida, essas cidades foram ocupadas em um tempo onde não havia  grande estudo e conscientização dos fenômenos naturais. O que pode ser feito agora é preparar a cidade para possíveis eventos como este. Enviar alertas para a população e evacuar áreas de riscos delimitadas pela defesa civil é uma opção.

Infelizmente esta tragédia não foi a primeira e nem será a última a acontecer, há muito o que melhorar em um país onde a população é tratada com tamanho descaso.

Observando as causas dos acontecimentos podemos notar que a natureza realmente não é vingativa. Ao contrário disso, ela funciona como um sistema de força maior. Falta apenas o homem perceber que nós não somos os superiores neste mundo e, para se viver em segurança, é preciso respeitar e compreender a natureza.


O Ambiente Maior está de luto pelas vítimas dessa tragédia. E mais uma vez estamos tentando tampar os buracos deixados pela politicagem de nosso país!


Nenhum comentário:

Postar um comentário