O Brasil perde por ano 8 bilhões de reais por falta de reciclagem.Foi o que revelou uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Incrível, não?! E realmente eu não acharia melhor maneira de começar o artigo que não esta!
Incrivelmente, depois de falar das perdas de capital que o país anda sofrendo, o governo resolveu agir e organizou o Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis. O nome é comprido, já as ações...vamos esperar para ver.
Mas devemos confessar que é melhor ser tarde que nunca!
Este comitê tem como função valorizar e criar políticas públicas que beneficiam os catadores de lixo. Para tal, estão envolvidos neste projeto 16 ministério e outros membros tais como a Petrobrás que está sempre incentivando projetos sócios-ambientais.
Também participaram do comitê catadores de diversas regiões do país que mostraram as maiores dificuldades enfrentadas por eles. A região do nordeste, por exemplo, foi alertada pelo catador e líder do movimento nacional Severino Lima que afirmou: "Lá temos grande dificuldade com a comercialização dos produtos, pois os centros industriais estão no Sul e Sudeste. Temos ainda muitos atravessadores".
Logo, é de se esperar que se a renda ganhada como catador não é lá grandes coisas, imaginem ter que dividí-la com um atravessador!
Agora que se tocou no tema "capital", o governo federal deve relmente criar ações para beneficiar os catadores. Mas como no Brasil nem sempre promessa é dívida, vamos esperar as cenas do próximo capítulo.
Terminemos com esta imagem linda de como os catadores são bem tratados em nosso país...
Abraços!
Preservem seu Ambiente Maior!
Olá!
ResponderExcluirOlha, tem um prêmio pra vc la no blog IDÉIAS SUSTENTÁVEIS. Passa lá para pegar em: http://drikafarah.blogspot.com/p/premios.html
PARABÉNS!
Difundir a educação ambiental e auxiliar na elaboração da Agenda 21 Escolar, esse é o objetivo do Elos de Cidadania, programa que visa despertar discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o exercício da cidadania. No curso, alunos e professores de escolas da rede pública têm a oportunidade de analisar os desafios e potencialidades do espaço escolar, planejando e executando intervenções de curto, médio e longo prazo.
ResponderExcluirO Elos de Cidadania é uma realização da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/Sea), em parceria com a Uerj.
Mais informações, acesse a nossa página no facebook:
www.facebook.com/elosdecidadania