segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O passado dos presentes vilões: dióxido de carbono e vulcão

Visto em grande parte das vezes como um vilão, os vulcões e o dióxido de carbono podem, inclusive, serem os mocinhos da história, afinal, ajudaram na evolução da vida na Terra.



Tudo começou com o início da era glacial (a 18 mil anos atrás), comprovada por cientista por meio de indícios de clastos caídos. Neste período todo o planeta era coberto por gelo, inclusive a região equatorial.
Estima-se que a temperatura nesta época ficava em torno de -50°.

Essa época foi caracterizada por certa estagnação na evolução dos seres vivos de nosso planeta.

Porém, mesmo encobrida por gelo, a Terra manteve ativa as erupções vulcânicas que ocorriam frequentemente. Estes fenômenos eram tão fortes ao ponto de abrir crateras no solo e removendo parte do gelo ali presente.
Mesmo assim, não foi essa a solução para o fim da era do gelo.

O responsável pelo fim da estagnação evolutiva foi o dióxido de carbono (acreditem ou não!).
Este é proveniente das erupções, que, liberando-o, formou uma grossa camada de CO2 envolta da Terra.
Logo, os raios solares antes refletidos pelo gelo, passaram a ficar presos na atmosfera, gerando calor e derretendo as camadas de gelo que dominavam o Planeta.

Acredita-se que a temperatura mudou de -50° para +50° em apenas centenas de anos, o que tem como consequência tempestades e alterações bruscas nas caracteristicas terrestres.
A mudança na temperatura sessou a estagnação da evolução, tendo como consequência, o aperfeiçoamentoe surgimento de inúmeras espécies.

Incrível, não? Como o vilão dióxido de carbono passou de herói para vilão em pouco tempo.
Talvez nós sejamos os vilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário