terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Unindo o útil ao essencial

O Brasil perde por ano 8 bilhões de reais por falta de reciclagem.Foi o que revelou uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Incrível, não?! E realmente eu não acharia melhor maneira de começar o artigo que não esta!
Incrivelmente, depois de falar das perdas de capital que o país anda sofrendo, o governo resolveu agir e organizou o Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis. O nome é comprido, já as ações...vamos esperar para ver.

Mas devemos confessar que é melhor ser tarde que nunca!

Este comitê tem como função valorizar e criar políticas públicas que beneficiam os catadores de lixo. Para tal, estão envolvidos neste projeto 16 ministério e outros membros tais como a Petrobrás que está sempre incentivando projetos sócios-ambientais.

Também participaram do comitê catadores de diversas regiões do país que mostraram as maiores dificuldades enfrentadas por eles. A região do nordeste, por exemplo, foi alertada pelo catador e líder do movimento nacional Severino Lima que afirmou: "Lá temos grande dificuldade com a comercialização dos produtos, pois os centros industriais estão no Sul e Sudeste. Temos ainda muitos atravessadores".
Logo, é de se esperar que se a renda ganhada como catador não é lá grandes coisas, imaginem ter que dividí-la com um atravessador! 

Agora que se tocou no tema "capital", o governo federal deve relmente criar ações para beneficiar os catadores. Mas como no Brasil nem sempre promessa é dívida, vamos esperar as cenas do próximo capítulo.

Terminemos com esta imagem linda de como os catadores são bem tratados em nosso país...

Abraços!

Preservem seu Ambiente Maior!

2 comentários:

  1. Olá!

    Olha, tem um prêmio pra vc la no blog IDÉIAS SUSTENTÁVEIS. Passa lá para pegar em: http://drikafarah.blogspot.com/p/premios.html
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Difundir a educação ambiental e auxiliar na elaboração da Agenda 21 Escolar, esse é o objetivo do Elos de Cidadania, programa que visa despertar discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o exercício da cidadania. No curso, alunos e professores de escolas da rede pública têm a oportunidade de analisar os desafios e potencialidades do espaço escolar, planejando e executando intervenções de curto, médio e longo prazo.

    O Elos de Cidadania é uma realização da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/Sea), em parceria com a Uerj.

    Mais informações, acesse a nossa página no facebook:
    www.facebook.com/elosdecidadania

    ResponderExcluir