terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Unindo o útil ao essencial

O Brasil perde por ano 8 bilhões de reais por falta de reciclagem.Foi o que revelou uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Incrível, não?! E realmente eu não acharia melhor maneira de começar o artigo que não esta!
Incrivelmente, depois de falar das perdas de capital que o país anda sofrendo, o governo resolveu agir e organizou o Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Recicláveis. O nome é comprido, já as ações...vamos esperar para ver.

Mas devemos confessar que é melhor ser tarde que nunca!

Este comitê tem como função valorizar e criar políticas públicas que beneficiam os catadores de lixo. Para tal, estão envolvidos neste projeto 16 ministério e outros membros tais como a Petrobrás que está sempre incentivando projetos sócios-ambientais.

Também participaram do comitê catadores de diversas regiões do país que mostraram as maiores dificuldades enfrentadas por eles. A região do nordeste, por exemplo, foi alertada pelo catador e líder do movimento nacional Severino Lima que afirmou: "Lá temos grande dificuldade com a comercialização dos produtos, pois os centros industriais estão no Sul e Sudeste. Temos ainda muitos atravessadores".
Logo, é de se esperar que se a renda ganhada como catador não é lá grandes coisas, imaginem ter que dividí-la com um atravessador! 

Agora que se tocou no tema "capital", o governo federal deve relmente criar ações para beneficiar os catadores. Mas como no Brasil nem sempre promessa é dívida, vamos esperar as cenas do próximo capítulo.

Terminemos com esta imagem linda de como os catadores são bem tratados em nosso país...

Abraços!

Preservem seu Ambiente Maior!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novas atrações do Tamar buscam a conscientização

Fundada nos final dos anos 70, o Projeto Tamar é, sem dúvida, pioneiro na área de conservação ambiental e, quem diria, começou com uma associação dos estudantes de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande após se depararem com a morte de 11 tartarugas por pescadores.


Buscando sempre a inovação, o objetivo final do Tamar é sempre conscientizar a população sobre a conservação e seus tantos benefícios.
Dentre tantas formas atrativas de promover seus projetos, desta vez os Centros de Visitantes contam com novas atrações além de shows e soltura de filhotes de tartaruga na praia.
Na Praia do Forte, por exemplo, a base conta com um novo tanque de tubarões além de reformas no espaço cultural. Em Sergipe e São Paulo, os visitantes podem, inclusive, alimentar as tartarugas.
E não acaba por aí, afinal, as reformas e novas programações irão atingir todas as bases do Tamar no Brasil que somam 11.

Interessante notar que o projeto conseguiu achar o melhor caminho para a conservação: a interação homem/natureza.
Aliás, só essa interação é capaz de conscientizar o homem quanto aos verdadeiros valores de preservar o que não é só nosso, mas faz parte da gente: a natureza!


Todos podemos ajudar o Tamar na conservação do meio ambiente se começarmos dentro de nossas próprias comunidades!
Você também pode ajudar o projeto comprando um de seus produtos na loja virtual ou no Centro de Visitantes!


Juntos somos mais!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fiquem de olho em nossos representantes

Já foram escolhidos os 11 representantes do Conselho Nacional do Meio Ambiente durante o período de 2011 até 2013. Serão dez representantes regionais e 1 nacional. Vale lembrar que os representante são formados por ONGs.
Os representantes eleitos pelo Centro Oeste foram a Fundação Pró Natureza (Funatura) e a Ecodata. Pela região sul elegeram-se Inga (Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais) e AAr (Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária). O Nordeste será representado pela Furpa (Fundação Rio Parnaíba e Bioeste), Instituto de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável no Oeste da Bahia. SOS Amazônia e Kanidê (Associação de Defesa Etnoambiental) ganharam pela Região Norte e pela Sudeste foram eleitos o Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental) e Organização Ponto Terra. A representação nacional será da ONG Movimento Verde de Paracatu (Mover).

Vamos torcer para que os representantes consigam valorizar ainda mais o nosso Ambiente Maior!
Fiquem de olho, a posse ocorre no dia 30 de março deste ano!

Juntos somos mais!