quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A dura coexistência do desenvolvimento e sustentabilidade. Vale?



A Vale é a maior mineradora do mundo e está presente em cinco continentes. No Espírito Santo ela é uma das maiores empregadoras do estado. Porém sua trajetória envolve muitas críticas ruins também e, essas, têm relação com o impacto da empresa no meio ambiente.

Na capital Vitória (ES) estima-se que a construção civil é a maior causa de poluição do ar, apesar disso, não podemos esquecer da parte deixada também pela companhia Vale.
Inúmeras vezes os noticiários locais divulgaram as consequências das partículas de minério que ficam em suspensão e são levadas pelo vento para a capital. Essas partículas recebem o nome de PM10 e PM2.5 e podem afetar a saúde da população causando, por exemplo, problemas respiratórios. Além disso, muitas casas próximas a empresa ficam com as marcas dessa poluição, observadas atravéz do pó preto que se forma nas mesmas.

Mediante tanta polêmica a Vale assinou um Termo de Compromisso Ambiental junto ao Ministério Público Estadual com o dever de se comprometer mais com o meio ambiente. Um ano após esse trato a companhia criou um sistema chamado Wind fence, que são telas grandes com a função de barrar as partículas de minério e carvão que ficam em suspensão. Esse sistema conta com uma estrutura de 20 metros instalada ao redor dos pátios de estocagem.
A previsão é que na cidade de Vitória (ES), sejam construídos 5 Wind fences sendo que até 2011 o sistema já esteja presente no pátio de estocagem de carvão. Até agora um já foi construído.

Segundo o jornal Folha Vitória, a vale também pretende implantar cinco precipitadores eletroestáticos no Porto de Tubarão (ES) e estes têm como função captar as partículas suspensas carregadas eletrostaticamente. Estima-se que cada precipitador eletroestático custe R$30 milhões, um preço baixo se comparado ao valor inestimável da saúde da população e do meio ambiente.

Nós moradores da ilha de Vitória, esperamos que as metas da companhia Vale não sejam maiores do que o respeito à natureza. Os projetos ambientais da empresa devem ser constantes visando aprimorar e aumentar seus valores sustentáveis que, hoje em dia, é essencial no mercado...
O desenvolvimento deve sim acontecer, mas deve coexistir junto a responsabilidade ambiental e social.


Vale, proteja nosso ambiente maior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário